Thumbnails


Thumbnails é uma exposição dividida em duas partes: na Galeria Who, e no Laboratório Galeria em Lisboa. O título remete para a forma de visualização de arquivos de imagens digitais no computador. Este modo de visualização “em miniatura”, permite que vejamos um arquivo extenso de uma forma rápida. Sendo que normalmente não exista uma ordem, ou uma lógica narrativa pré-determinada a este amontoado de imagens acumuladas em pastas de computador.

Na parede principal da Galeria WHO, vai ser exposto um grande arquivo de imagens pintadas. Todas as pinturas, têm igual dimensão e serão dispostas numa sequência regular. São 50 pinturas feitas sobre a superfície de tijolos cerâmicos de 20x30x7cm usados na construção de paredes. Um grande arquivo de fotografias tiradas por mim no local, ao longo de sucessivas deslocações à cidade do Barreiro, está na base deste conjunto de trabalhos. Cada pintura é um fragmento que somado compõe um todo: uma panorâmica que sobrevoa a paisagem do Barreiro tal como a fui encontrando entre 2011 e 2012. O meu interesse pela cidade, particularmente pelo que resta hoje da sua zona industrial pesada, a antiga CUF (Companhia União Fabril), resultou do visionamento na televisão do documentário “Saudades da Fábrica” sobre o assunto.
O Barreiro, é uma cidade industrial situada em frente de Lisboa tendo sido em 1906 o local estratégico escolhido para a implementação da Companhia União Fabril. Mais tarde, e beneficiando dos recursos naturais que vinham das ex-colónias, tornou-se um complexo industrial integrado dos mais importantes da Europa e do Mundo. Com a queda do regime fascista em 1974, assistiu-se à sua nacionalização que resultou na implosão e fragmentação deste núcleo. A partir daí e fruto também de uma globalização imparável, o Barreiro enquanto cidade industrial tem vindo a morrer e a transformar-se numa zona cuja a tipologia é difícil de definir. Podemos assistir hoje a este processo de metamorfose silenciosa.

A 50ª pintura ausente do arquivo exposto na WHO, sofreu um processo diferente. Será exposta uma semana mais tarde no Laboratório Galeria. Esta pintura tem uma história específica, que foi devidamente registada em vídeo no documentário: “Vou Viver – História de Uma Pintura”. Será projectado no último dia das exposições, a 3 de Novembro, encerrando assim este retrato sobre uma ruína viva, com uma mensagem de esperança.

Thumbnails é mais do que uma exposição sobre o Barreiro. É uma alegoria presente de uma transformação: a passagem de um paradigma modernista de uma crença absoluta na técnica e no funcionalismo, para uma paisagem nova. Um espaço híbrido, onde convivem fragmentos do passado com signos do presente. Um local onde é ainda possível encontrar ao lado de centros comerciais e estações modernas de lavagem de automóveis, ruínas de caldeiras e detritos metálicos pesados.


Thumbnails is an exhibition in two parts: one in the Who Gallery, another in the Laboratory Gallery in Lisbon. The title refers to a way of viewing digital image files on the computer. This view mode in small size, allows us to see a large file folder in a fast way. Since that a predetermined narrative logic doesn’t exist in this kind of jumble of images accumulated in computer folders.

On the main wall of the WHO gallery, will be exposed a large archive of painted images. All paintings have equal size and are arranged in a regular sequence. Are 50 paintings made on the surface of clay bricks of 20x30x7cm used in construction. A huge archive of photographs taken by me on the spot, over successive trips to the city of Barreiro, is the basis of this body of work. Each painting is a fragment which complements a totality: an overview of the landscape of Barreiro has I founded it between 2011 and 2012. My interest in the city, particularly by what remains today of its heavy industrial zone, the former CUF (Union Manufacturing Company), resulted in the television viewing of the documentary "Saudades da Fábrica", on the subject.
The Barreiro, is an industrial city located in front of Lisbon. In 1906 was the site chosen for the strategic implementation of the Companhia União Fabril. Later benefiting from the natural resources coming from former colonies, became an integrated industrial complex. Was one of the most important in Europe and in the World at the time. With his nationalization subsequent of the fall of the fascist regime in Portugal in 1974, resulted in the implosion and fragmentation of this core. Since then, and result also of an unstoppable globalization, Barreiro while an industrial city, has been dying and turning into an area whose typology is difficult to define. We can watch now this process of silent metamorphosis.

The 50th painting missing from the archive exposed at WHO, suffered a different process. Will be exposed a week later at the Laboratory Gallery. This painting has a specific history, which was duly recorded on video in the documentary: "Vou Viver – História de Uma Pintura." It will be screened on the last day of the exhibitions, on November 3.  Ending this portrait on a living ruin, with a message of hope.

Thumbnails is more than an exhibition about Barreiro. It is an allegory of a transformation: the passage of a modernist paradigm of an absolute belief in technique and functionalism to a new landscape. A hybrid space in which fragments of the past coexist with signs of the present. An urban area where you can still find next to shopping malls and modern car wash stations, ruins of boilers and heavy metal scrap.


Martinho Costa