Thumbnails é uma exposição dividida em duas
partes: na Galeria Who, e no Laboratório Galeria em Lisboa. O título remete
para a forma de visualização de arquivos de imagens digitais no computador.
Este modo de visualização “em miniatura”, permite que vejamos um arquivo
extenso de uma forma rápida. Sendo que normalmente não exista uma ordem, ou uma
lógica narrativa pré-determinada a este amontoado de imagens acumuladas em
pastas de computador.
Na parede principal
da Galeria WHO, vai ser exposto um grande arquivo de imagens pintadas. Todas as
pinturas, têm igual dimensão e serão dispostas numa sequência regular. São 50
pinturas feitas sobre a superfície de tijolos cerâmicos de 20x30x7cm usados na
construção de paredes. Um grande arquivo de fotografias tiradas por mim no
local, ao longo de sucessivas deslocações à cidade do Barreiro, está na base
deste conjunto de trabalhos. Cada pintura é um fragmento que somado compõe um
todo: uma panorâmica que sobrevoa a paisagem do Barreiro tal como a fui
encontrando entre 2011 e 2012. O meu interesse pela cidade, particularmente
pelo que resta hoje da sua zona industrial pesada, a antiga CUF (Companhia
União Fabril), resultou do visionamento na televisão do documentário “Saudades
da Fábrica” sobre o assunto.
O Barreiro, é
uma cidade industrial situada em frente de Lisboa tendo sido em 1906 o local
estratégico escolhido para a implementação da Companhia União Fabril. Mais
tarde, e beneficiando dos recursos naturais que vinham das ex-colónias,
tornou-se um complexo industrial integrado dos mais importantes da Europa e do
Mundo. Com a queda do regime fascista em 1974, assistiu-se à sua nacionalização
que resultou na implosão e fragmentação deste núcleo. A partir daí e fruto
também de uma globalização imparável, o Barreiro enquanto cidade industrial tem
vindo a morrer e a transformar-se numa zona cuja a tipologia é difícil de
definir. Podemos assistir hoje a este processo de metamorfose silenciosa.
A 50ª pintura
ausente do arquivo exposto na WHO, sofreu um processo diferente. Será exposta uma
semana mais tarde no Laboratório Galeria. Esta pintura tem uma história específica,
que foi devidamente registada em vídeo no documentário: “Vou Viver – História
de Uma Pintura”. Será projectado no último dia das exposições, a 3 de Novembro,
encerrando assim este retrato sobre
uma ruína viva, com uma mensagem de esperança.
Thumbnails é mais do que uma exposição
sobre o Barreiro. É uma alegoria presente de uma transformação: a passagem de
um paradigma modernista de uma crença absoluta na técnica e no funcionalismo,
para uma paisagem nova. Um espaço híbrido, onde convivem fragmentos do passado
com signos do presente. Um local onde é ainda possível encontrar ao lado de
centros comerciais e estações modernas de lavagem de automóveis, ruínas de
caldeiras e detritos metálicos pesados.
Thumbnails is an exhibition in two parts: one
in the Who Gallery, another in the Laboratory Gallery in Lisbon . The title refers to a way of viewing
digital image files on the computer. This view mode in small size, allows us to
see a large file folder in a fast way. Since that a predetermined narrative
logic doesn’t exist in this kind of jumble of images accumulated in computer
folders.
On the main wall of the WHO gallery,
will be exposed a large archive of painted images. All paintings have equal
size and are arranged in a regular sequence. Are 50 paintings made on the
surface of clay bricks of 20x30x7cm used in construction. A huge archive of
photographs taken by me on the spot, over successive trips to the city of Barreiro , is the basis of
this body of work. Each painting is a fragment which complements a totality: an
overview of the landscape of Barreiro
has I founded it between 2011 and 2012. My interest in the city, particularly
by what remains today of its heavy industrial zone, the former CUF (Union
Manufacturing Company), resulted in the television viewing of the documentary
"Saudades da Fábrica", on the subject.
The Barreiro ,
is an industrial city located in front of Lisbon .
In 1906 was the site chosen for the strategic implementation of the Companhia União Fabril. Later benefiting
from the natural resources coming from former colonies, became an integrated
industrial complex. Was one of the most important in Europe
and in the World at the time. With his nationalization subsequent of the fall
of the fascist regime in Portugal
in 1974, resulted in the implosion and fragmentation of this core. Since then,
and result also of an unstoppable globalization, Barreiro while an industrial city, has been
dying and turning into an area whose typology is difficult to define. We can
watch now this process of silent metamorphosis.
The 50th painting missing from the
archive exposed at WHO, suffered a different process. Will be exposed a week
later at the Laboratory Gallery. This painting has a specific history, which
was duly recorded on video in the documentary: "Vou Viver – História de
Uma Pintura." It will be screened on the last day of the exhibitions, on
November 3. Ending this portrait on a living ruin, with a
message of hope.
Thumbnails
is more than an exhibition about Barreiro .
It is an allegory of a transformation: the passage of a modernist paradigm of
an absolute belief in technique and functionalism to a new landscape. A hybrid
space in which fragments of the past coexist with signs of the present. An
urban area where you can still find next to shopping malls and modern car wash
stations, ruins of boilers and heavy metal scrap.
Martinho Costa